Cada vez mais os noivos têm optado pelo casamento no inverno, seja pelos aluguéis mais baratos ou ainda pelo clima ameno, propício para decorações incríveis e fotos lindíssimas.

Se você optou por se casar no inverno, veja as dicas importantes que separamos para tornar esse momento ainda mais inesquecível.

  1. Capriche na decoração

A decoração no inverno deve sempre ser pensada com mais carinho, assim como a escolha do local e o horário da cerimônia e da festa. Lembre-se que é essencial deixar o ambiente o mais aconchegante e quentinho possível.

Mas, mesmo com as temperaturas mais baixas, os casamentos ao ar livre não são totalmente dispensáveis nesse período. Se você sonha em se casar em meio à natureza, é preciso apenas pensar em possibilidades para aquecer os convidados, como aquecedores a gás e painéis revestidos com flores e tecidos.

  1. Escolha flores e mobiliários aconchegantes

O tema do casamento deve ser muito bem pensado para trazer uma sensação de aconchego maior. Use tecidos com texturas mais grossas, como o couro, o veludo e a camurça e inclua alguns elementos extras, como tapetes e cortinas.

As cores também devem estar de acordo com essa estação, sendo uma ótima dica combinar os tons pastéis com outros tons mais fechados, como o vermelho queimado, o cereja ou o carmim.

As flores da estação também precisam estar presentes, como: copo-de-leite, boca-de-leão, flores de cerejeira, astromélias, rosas, orquídeas chuva de ouro ou cymbidium, mosquitinho e flor de ervilha.

  1. Pense com cuidado no que servir

Se as temperaturas diminuem, a fome aumenta e por isso o seu cardápio deve garantir que todos os convidados sintam-se bem e aquecidos. Antes de decidir pelo menu, contudo, pense no local da festa e no que poderá deixar o convidado o mais confortável possível, afinal, se os convidados sentirem muito frio, eles podem ir embora antes do final da festa.

Para evitar essa situação chata, opte por um cardápio mais calórico, com aves, carnes e sopas, claro que tudo sempre muito bem aquecido. Acompanhe com bebidas típicas da época, como o vinho tinto.

  1. Traje para as madrinhas e convidados

Uma das dúvidas mais comuns do casamento no inverno é sempre a questão da roupa. Para não errar, considere tecidos com texturas mais invernais, como o tafetá, e também em cores mais fechadas ou neutras.

Mas é claro que tudo depende do horário e do local da festa que poderão definir se o seu traje terá ou não alças grossas, decote mais ou menos ousado, mangas, brilhos e outros detalhes.

Para as mulheres, os acessórios são sempre ótimas saídas para se proteger do frio, como as pashmiras, os boleros, as echarpes e outras. Complete o visual com meia-calça (que sempre deve ser fina) e sapato fechado.

  1. Vestido da noiva também deve seguir tendência invernal

A noiva precisa ter uma atenção dupla nesse tipo de casamento: optando por um vestido que valorize o seu corpo e que a deixe confortável e aquecida. Mas, isso não precisa significar que você deverá usar um vestido com mangas pesadas e bufantes se esse não for o seu estilo.

Você poderá pensar em vestidos com tecidos um pouco mais densos, como a zibeline, e até com mangas compridas que ajudam a barrar o frio.

Gostou das nossas dicas de casamento no inverno? Se você ainda tem alguma dúvida, deixe um comentário pra gente!