Um dos momentos mais aguardado em quase todos os casamentos é a entrada das damas de honra e dos pajens. Porém, até lá é natural que muitos noivos tenham dúvidas sobre como definir as crianças e até mesmo como escolher o traje adequado.

Se você está planejando o seu casamento e também tem dúvidas quanto às damas de honras e pajens, veja esse conteúdo super bacana que montamos com as principais dúvidas e respostas sobre o tema.

Como escolher as damas de honra e pajens?

Em famílias numerosas, ou com várias crianças, pode ser difícil definir quais serão as escolhidas.

Para evitar que os pais fiquem chateados, ou que a escolha não tenha relação com os noivos, o principal é considerar o grau de intimidade e de afinidade, optando por aquelas crianças que são, realmente, mais próximas do casal.

Existe idade certa para as damas de honra e pajens?

O ideal é tentar não escolher as crianças muito novinhas, que podem acabar “travando” no momento ou até estranhando o excesso de pessoas, evitando entrar no casamento, seja por nervosismo ou timidez.

Para evitar essa situação, o recomendável é escolher crianças entre 5 e 12 anos e que sejam íntimas dos noivos e de uma parte dos convidados, evitando estranharem a multidão.

É essencial também que os noivos expliquem à criança a importância do convite, para que ela não acabe desistindo de última hora.

Qual a quantidade máxima de damas de honra e pajens?

Não existe nenhuma regra em relação a isso, assim é essencial que os noivos considerem alguns pontos importantes antes de se decidirem, como o local da cerimônia e o espaço que ele oferece, mantendo o equilíbrio estrutural e visual do evento.

O mais usual, no entanto, é contar com uma daminha e um pajem ou, no máximo, duas daminhas e dois pajens – mas de qualquer forma a decisão é dos noivos.

Como escolher o traje certo para as crianças?

Lembre-se sempre que eles são crianças, e por isso devem vestir-se como tais. Para não errar, invista em tons mais discretos, como os pastéis, principalmente para os casamentos durante o dia.

Se a cerimônia for à noite é possível ousar um pouco mais, com detalhes em renda, bordados e até brilhos.

Nunca se esqueça de pensar no conforto, já que as crianças querem correr, brincar e aproveitar a festa.

O ideal é que os trajes estejam em harmonia com as escolhas da noiva e do noivo, com as cores da decoração e também com o buquê.

Nesse sentido, você pode apostar em alguns detalhes do vestido da daminha em uma cor semelhante a das flores do seu buquê, por exemplo, e um traje semelhante ao do noivo para o pajem.

Quem deve arcar com os custos dos trajes?

Geralmente, é de bom tom que, ao convidar as daminhas e os pajens, os noivos ajudem a custear os trajes das crianças. Porém, se os pais das crianças possuem boas condições financeiras, isso pode não ser necessário.

O que diz a regra de etiqueta, no entanto, é que os noivos arquem com as despesas do cabelo, da almofadinha (ou outro item que o pajem for carregar) e do buquê da daminha.

Ainda tem dúvidas sobre damas de honra e pajens? Deixe um comentário pra gente!