O casamento no cartório é uma exigência legal, e muitos casais acabam dispensando a cerimônia religiosa, preferindo por uma celebração mais intimista e apenas formalizando legalmente a união.

Porém, mesmo esse tipo de casamento pede por roupas um pouco mais formais e às vezes é difícil definir os trajes para casamento civil. Foi pensando em lhe ajudar, que montamos esse conteúdo completo com dicas de roupas para os noivos, noivas e convidados. Confira!

Trajes para casamento civil: noiva

Em geral, o casamento no civil acontece durante o dia e reúne uma quantidade menor de convidados, por isso o vestido da noiva deve seguir essa mesma proposta, sendo mais intimista e básico.

Para não errar, aposte em modelagens mais básicas e sequinhas, com tecidos fluidos. Você pode optar entre um vestido longo, midi ou logo acima dos joelhos – todos esses combinam muito bem com o casamento no civil.

Se você sonha em se casar de branco, pode usar a tonalidade também no cartório, dando preferência aos tons de off-white. Mas, também é permitido trazer um pouco mais de cor a esse momento, como os tons nudes e pasteis, além do dourado.

Mesmo que o casamento no civil seja mais simples, não significa que você precisa optar por um vestido sem graça. Bordados discretos, delicados e texturizados são ótimas pedidas, assim como o uso da renda.

De qualquer forma, tente evitar os tecidos muito pesados, bordados exagerados e muito iluminados e modelagens mais amplas que podem pesar no visual e deixar a noiva muito caricata para esse momento.

Se o seu vestido for bem básico, você poderá deixar a sua produção mais atrativa com o uso de acessórios, como um brinco maior com pedras e cristais. Só tente não usar grinalda muito ornamentada e dê preferência aos acessórios com pouco brilho e mais delicados.

Trajes para casamento civil: noivo

O recomendado é sempre optar pelo traje social, com terno completo ou costume (paletó e calça de alfaiataria) em cores escuras. O ideal é ainda que tanto o paletó, como o colete permaneçam abotoados, sempre deixando o último botão aberto.

O lenço na lapela pode ser desconsiderado, já que apenas é exigido nos trajes a rigor e os casamentos no civil costumam ser um pouco mais descontraídos.

Em relação aos sapatos, dê preferência aos de couro liso e aos modelos clássicos, com solado de couro fino.

Para as camisas, opte sempre pelas sociais (que têm números diferenciados das esporte, com medidas como 39, 40 ou 41). Evite também as cores extravagantes e dê preferência aos tons sóbrios, como marfim, azul claro e branco.

Se você faz o tipo de noivo mais moderno, a camisa preta está em alta e combina muito bem com uma gravata prata.

Trajes para casamento civil: convidados

A regra de as mulheres não usarem branco também vale para os casamentos no civil, além de ser uma questão de educação, ainda evita a situação constrangedora de você acabar sendo confundida com a noiva.

Evite os modelos muito casuais, com tecidos pouco nobres ou que pesem para o vulgar (como decotes profundos, comprimentos exageradamente curtos ou transparências excessivas).

Se você está em dúvida, pense em um traje social que alie elegância, sem exageros, como um vestido midi com um corte mais fino, ou até um conjunto de saia e blusa com um blazer para os dias mais frios.

Os homens podem usar calça jeans ou calça social, mas a presença do paletó é indispensável.

Gostou das nossas dicas de trajes para casamento civil? Então curta a nossa página no Facebook e receba sempre conteúdos bacanas como esse!