A formatura é um momento mágico para a maioria das pessoas e significa a passagem de estudante para profissional habilitado. Justamente por ser tão importante é que muitas mulheres possuem dúvidas na hora de escolher o vestido de formatura.

Se você também está nesse impasse e não tem ideia dos modelos mais adequados ao seu corpo e a esse momento tão especial, continue a leitura desse texto e veja dicas importantes que você precisa considerar antes de optar pelo seu vestido de formatura.

Como escolher o vestido de formatura? Dicas fundamentais!

  1. Colação de grau

Geralmente, os modelos para a colação de grau podem ser mais confortáveis. Mesmo porque na maioria das vezes os formandos irão usar a beca por cima – e acaba que ninguém irá ver o seu vestido, não é mesmo?

Mas isso não quer dizer que você possa ir com qualquer roupa, lembre-se que os pés e os acessórios ainda estarão em evidência. Por isso, aposte em um sapato de salto bem bonito (e confortável), faça uma maquiagem adequada e use alguns acessórios que ajudem a deixar o visual mais bem produzido.

Fique atenta ao penteado. Muitas vezes, além da beca, você terá de usar o capelo (aquela espécie de chapéu) e por isso os penteados mais soltos são ideais.

Se, depois da colação, for ter alguma “baladinha” ou comemoração especial, vale a pena investir em um modelo de vestido um pouquinho mais elaborado.

Já para os convidados, esse também é um momento mais “tranquilo” na hora de optar pelo traje. O ideal é escolher por modelos que se adequem ao esporte fino, ou seja vestidos sociais mais simples, um conjunto de blusa e saia ou de blusa e calça e até mesmo um macacão mais formal são ótimas ideias.

  1. Baile de formatura

Esse é o momento que a maioria das formandas ficam ansiosas e que mais têm dúvidas na hora de escolher o vestido de formatura. A maior parte das festas pedem aos formandos e aos pais dos formandos o traje black tie, que exige o longo.

O black tie é mais refinado e pede por tecidos mais nobres e roupas de gala, por isso opte sempre por modelos elegantes, mas que claro sejam confortáveis. Lembre-se que você irá curtir esse momento e aproveitar a festa, por isso, de nada adianta optar por um modelo lindo, mas que te impeça de dançar e curtir com os seus amigos, não é mesmo?

Por isso, uma dica importante é ficar atenta ao tecido, sendo que os mais leves proporcionam um caimento e melhor e, geralmente, são mais confortáveis (ainda mais considerando que a maior parte das formaturas acontece no verão).

Os vestidos metalizados estão em alta, mas tome cuidado para não exagerar nos acessórios. Se o seu vestido já possui bastante brilho, opte por peças mais discretas.

#Dica extra: preste atenção ao seu corpo!

As cores e a moda são itens importantes para se considerar na escolha do vestido de formatura, mas lembre-se de escolher modelos que mais estejam de acordo com o seu corpo, ajudando a valorizar alguns detalhes.

Se você quer esconder aquelas “gordurinhas” a mais, então escolha por vestidos com tecidos mais leves e evite aqueles modelos cheios de drapeados e com muito volume. Caso você tenha bastante busto, os vestidos com alças mais grossas ajudam a dar sustentação.

Agora se você tem os seios pequenos, então aposte em modelos com decotes mais fechados e redondos, como o decote canoa e o frente única. Para as que têm bastante busto, os decotes em V são os mais indicados.

Já as formandas mais baixinhas devem optar pelos longuetes – que ajudam a dar uma alongada na silhueta. Os vestidos de uma cor só também são indicados para quem deseja parecer mais alta.

Com essas dicas está mais fácil escolher pelo vestido de formatura? Se você ficou com alguma dúvida sobre esse tema, deixe-nos um comentário!