O verão é uma das épocas que mais encantam as noivas, mas também que exige cuidados específicos em todas as fases da organização, afinal os dias mais quentes podem tornar complicadas algumas ideias.

Apesar disso, o casamento no verão está se tornando um novo hit, com uma alta procura principalmente para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. O principal motivo é por quem pretende realizar o casamento ao ar livre, principalmente na praia ou no campo, durante o entardecer – aproveitando a luz natural para fazer lindas fotos.

Está planejando o seu casamento no verão? Confira as dicas que trouxemos!

  • Atenção ao local e a antecedência

Como dissemos, o casamento no verão está se tornando uma nova tendência, o que faz com que os locais para as festas e cerimônias passem a ser muito mais disputados.

Se o seu sonho é fazer um casamento ao ar livre, por exemplo, comece a pesquisar o espaço com bastante antecedência, assim você não terá de mudar os planos de última hora.

Além disso, é preciso considerar outros fatores importantes na escolha do local, como a possibilidade das chuvas típicas de verão. Por isso, pense em um espaço que – caso a sua cerimônia e festa sejam ao ar livre – tenha possibilidades de um “plano B”.

  • Os trajes para o verão

É claro que o vestido de noiva deve estar de acordo com a estação mais quente do ano. Por isso, dê preferência aos modelos feitos com tecidos mais leves e confortáveis.

Se o casamento for ao ar livre, também é preciso considerar o comprimento do mesmo – já que não existe nada mais deselegante e desconfortável do que arrastar o vestido sobre a areia ou grama, não é mesmo?

Caso você vá usar um vestido longo, fique atenta ao decote e evite os modelos muito fechados. Os de alças finas ou tomara-que-caia são os mais indicados. E para as noivas modernas, que tal investir nos modelos curtos?

Os noivos também precisam se atentar e optar por modelos de trajes mais leves. Para casamentos ao ar livre, dispense o excesso de formalismo e invista em um terno de cor mais clara, trazendo leveza e descontração ao momento.

As crianças e os idosos são os que mais costumam sofrer com o calor, por isso evite roupas muito pesadas para as suas daminhas e pajens. Se possível, opte por modelos com tecidos leves e o mais despojado possível.

Para as daminhas, use vestidos mais curtos (na altura da canela) que permitem uma locomoção mais simples (principalmente nos casamentos ao ar livre) e para os pajens dispense os ternos ou blazers.

  • Trajes dos convidados

Mostre que você se importa com o bem estar dos seus convidados, usando o convite para informar o traje adequado considerando o horário, o local e o estilo da sua cerimônia.

Se você for fazer um casamento durante o dia e ao ar livre, proponha trajes menos formais, dispensando o uso do longo para as madrinhas, por exemplo, e o uso do terno para os convidados (ao menos o paletó).

Gostou dessas dicas para o casamento no verão? Ainda tem dúvidas sobre as cerimônias nessa época do ano? Deixe um comentário pra gente!