Chegou o momento tão sonhado durante anos: a sua formatura. Mas, além de pegar o seu diploma, também é preciso saber como escolher o vestido de formatura.

Nessa hora, é comum muitas formandas terem dúvidas quanto ao comprimento, o estilo e o que considerar para esse traje tão especial. Se você está passando por esse momento, confira as dicas importantes que trouxemos.

  • Compreenda seu estilo

Para que um traje esteja adequado e ajude a valorizar a sua beleza é essencial que ele tenha sintonia com o seu estilo. Por isso, pense que tipo de roupa você gosta mais e como é a sua personalidade.

Se você faz mais a linha clássica, invista em longos lisos com drapeados, faixas ou broches de cristal e de tecidos nobres. Já se você adora ousar pode escolher um vestido de paetê ou com bordados mais chamativos e decotes um pouco mais ousados.

  • Pense na cor certa

Os tons de nude, metalizados e pasteis estão em alta, sendo destaque de inúmeros tapetes vermelhos ao redor do mundo e por isso costumam ser a escolha das formandas mais antenadas com a moda.

Porém, não considere apenas o que está na moda. Tente escolher uma cor que tenha relação com você e a sua personalidade, além de combinar com a cor dos seus olhos e fazer um contraste com seus cabelos.

Por exemplo, as mulheres negras e de pele morena podem investir em vestidos de cores claras, já as loiras costumam ficar melhor com cores escuras como azul marinho, vermelho e até o preto.

  • Considere as tendências

As referências atuais também ajudam a montar um look bacana e moderno. Os tecidos fluidos estão em alta e são boas opções para aquelas mulheres mais delicadas e femininas.

Outra opção em alta é o vestido de paetê que não exige muitos complementos e consegue dar destaque a formanda mais despojada. O tule bordado, o decote assimétrico e a modelagem sereia também são tendências.

  • Escolha o longo certo para o seu corpo

Geralmente, as mulheres altas costumam ficar melhor de vestidos longos, mas com alguns truques é possível encontrar o modelo certo para valorizar a sua beleza.

O decote em V, por exemplo, é um ótimo aliado das mulheres baixinhas, assim como os modelos com detalhes na parte superior que atraem a atenção para o rosto. Optar por modelos que cubram o sapato também ajuda a alongar.

As meninas altas podem investir em vestidos com cortes horizontais, assim como o decote tomara que caia que encurta o tronco. As mulheres com muito busto devem evitar esse decote, já que ele não garante uma boa sustentação.

Não adianta ter um vestido lindo e usá-lo com os acessórios errados, pois isso poderá comprometer a sua produção.

Os maxi brincos e maxi colares estão em alta, mas se for usá-los, diminua a quantidade dos demais acessórios e fique atenta ao excesso de brilho ou bordado no seu vestido.

Com essas dicas, ficou mais fácil escolher o vestido de formatura? Curta a nossa página no Facebook e receba sempre dicas espertas como essas!