Há algum tempo, algumas noivas brasileiras estão entrando na tradição de escolher o vestido para as madrinhas – podendo ser desde algumas orientações em relação à cor ou ao modelo, até mesmo optando especificamente pelo vestido que será usado.

Se você sonha em ter no seu casamento uma harmonia perfeita entre as madrinhas e os padrinhos na hora da cerimônia, decidir antecipadamente pelo modelo pode ser uma ótima opção. Quer saber mais sobre essa tendência? Continue a leitura!

Por que escolher o vestido para as madrinhas?

Como dissemos essa é uma tendência que tem sido importada, sobretudo dos Estados Unidos. Por lá é comum que as noivas decidam a cor e o modelo do vestido das damas de honra (que costumam ser as amigas da noiva).

Para adaptar essa tradição aos casamentos brasileiros, muitas noivas optaram por definir os vestidos das madrinhas, buscando uma sintonia dos trajes e também um efeito cênico muito bacana no altar.

Existem várias possibilidades, desde madrinhas de cores idênticas, até uma paleta de tom sobre tom ou de degradê. Você ainda pode solicitar que todas usem o mesmo modelo com a mesma cor, ou modelos variados com a mesma cor ou ainda cores variadas, mas com o mesmo modelo de vestido.

Assim, para conseguir isso, é importante além de definir o traje das madrinhas, também pensar no traje dos padrinhos.

Como escolher o vestido para as madrinhas?

Já que existem várias possibilidades, tudo irá depender do que você sonha para o seu casamento, porém algumas dicas são essenciais:

  • Converse antecipadamente com todas as madrinhas

Embora seja o seu sonho que todas as madrinhas usem rosa, por exemplo, pode ser que nem todas elas sintam-se confortáveis com essa cor. Por isso, é essencial conversar antecipadamente com cada uma delas, explicando a sua ideia e conferindo a receptividade ao modelo ou a cor sugerida.

Não se prive de também ouvir a opinião das madrinhas, afinal elas podem lhe dar ideias novas e até sugerir alguns modelos que podem combinar com o que você tem em mente, e ainda deixá-las mais confortáveis. Diálogo é essencial.

  • Faça tudo com antecedência

Como esse é um caso diferenciado, você poderá necessitar de mais tempo para organizar e encontrar os vestidos, do que se cada madrinha fosse alugar ou comprar o seu modelo, por exemplo.

Por isso, deixe tempo suficiente para essa tarefa, inclusive para procurar lojas que tenham disponíveis os modelos e as cores que você deseja. O ideal, no caso do aluguel, é que todas as madrinhas aluguem na mesma loja – assim será mais fácil encontrar modelos ou cores que sejam semelhantes.

Dicas de boas orientações para as madrinhas

Mas se a sua ideia é deixar o traje livre para que as madrinhas encontrem o modelo ideal, ainda assim é necessário dar algumas orientações, como:

  • Defina o comprimento obrigatório para o traje (hoje, nem todos os casamentos pedem que as madrinhas usem longo, mas é importante que todas estejam com vestidos no mesmo comprimento);
  • Evite que duas madrinhas usem a mesma cor de vestido (a menos que seja essa a sua intenção), nesse caso peça para que elas conversem antes de optar pelo vestido;
  • Converse com as suas madrinhas caso você não queira que algumas cores sejam usadas, como branco, preto ou vermelho (que podem chamar muita atenção, desviando o foco da noiva).

Com essas dicas, ficou mais fácil escolher o vestido para as madrinhas? Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais com as suas amigas!