Quem nunca ficou em dúvida sobre o que vestir ao ser convidada para um casamento? Infelizmente, nem todas as pessoas seguem o que orienta o convite e podem acabar “errando a mão” na hora de criar os seus looks, ficando deselegantes e até quebrando a etiqueta.

Para evitar essas situações constrangedoras, nós montamos um guia de etiqueta para o traje das convidadas – ajudando você a escolher os melhores looks e estar bem vestida em todos os casamentos.

Traje das convidadas e a especificação do convite

O mais comum é que o traje das convidadas venha especificado no convite, por isso fique atento a essa informação indispensável. Veja os trajes mais comuns:

  • Traje esporte

É o mais usado para os casamentos diurnos e ao ar livre, já que são menos formais e permitem aproveitar melhor o ambiente.

Podem ser usados vestidos mais leves, estampados e com comprimentos diferenciados (com destaque para o midi e o longuete). Também é possível apostar nas calças lisas ou estampadas, terninhos e saias.

Evite usar muito brilho, bijuterias, joias e outros acessórios excessivos – principalmente para os casamentos diurnos.

  • Traje Esporte Fino

Também é uma opção mais leve e descontraída, por isso cuidado com os exageros.

Se o casamento para o qual foi convidada irá até, por volta, das 18 horas, é possível usar outras opções além do vestido, como o tailleur, as pantalonas e as túnicas.

Já para os casamentos noturnos, o mais indicado é o uso de vestidos, com preferência para os modelos que vão até o joelho (longuete) e de tecidos mais nobres. Os brilhos podem ser usados, mas sempre com moderação.

  • Passeio completo ou social

Os vestidos longos e os tailleurs são a bola da vez nesse tipo de casamento, podendo aparecer com mais destaque os decotes, as fendas e as transparências – mas, claro, sem exageros.

Os tecidos devem ser, obrigatoriamente, nobres e as joias começam a ganhar destaque. Cabelos e maquiagem também devem ser mais trabalhados. Em geral, esse estilo é mais usado para casamentos noturnos e mais formais.

  • Gala, Black Tie ou a rigor

São os trajes mais formais de todos e ideais para casamentos tradicionais e glamorosos, à noite e em espaços nobres.

Por isso, invista em vestidos longos, de preferência com a bainha abaixo do tornozelo, e com decotes, transparências e brilhos mais acentuados. Os saltos devem ser sempre altos, as meias calças são obrigatórias e é possível usar joias, estolas e echarpes com muito glamour.

Os cabelos podem ser usados soltos, mas o recomendado é que sejam trabalhados em penteados e a maquiagem é fundamental. Mas, atenção, o longo somente pode ser usado após as 20h00, sendo os longuetes mais indicados para casamentos diurnos.

E, claro, independente do que diz o convite, as convidadas nunca devem usar as cores brancas, pérola ou marfim que são exclusivas da noiva, a não ser caso esse traje seja solicitado no convite.

Gostou dessas dicas de etiqueta para o traje das convidadas? Compartilhe em suas redes sociais e ajude as suas amigas a estarem sempre bem vestidas em qualquer casamento!