As festas de quinze anos são uma delícia, não é mesmo? Mas uma dúvida muito comum é em relação ao vestido de convidada. Afinal, todas as meninas querem estar bonitas e elegantes.

Se você vai participar de uma festa de quinze anos, mas tem dúvidas sobre como escolher o vestido de convidada, veja as dicas importantes que separamos!

  • Tipo de festa de 15 anos

Para não errar na escolha, é importante que o vestido de convidada esteja de acordo com o tipo de festa de 15 anos que irá participar. Em geral, os convites já colocam essa informação, de modo que o convidado saiba o traje mais adequado. Por isso, fique atenta.

Se for solicitado traje a rigor, então essa será uma festa de 15 anos superchique e é obrigatório o uso de longos, bastante sofisticados e trabalhados, podendo apresentar bordados, transparências e bastante brilho.

Já se o pedido for traje social, ou passeio completo, você poderá optar por um vestido longo ou curto, e ainda saias, blusas, calças ou até macacões. Mas, cuidado, é preciso que o tecido usado seja nobre e sofisticado, como o musseline ou crepe e que dê uma pegada mais formal ao seu look.

Outra opção é o traje esporte fino, ou passeio, que mistura o formal e o casual ao mesmo tempo. Assim, as convidadas podem usar vestidos, tailleurs, blusas e calças, sempre em tecidos elegantes, com saltos médios a altos. Não exagere nos brilhos, transparências e decotes muitos profundos.

  • O horário da festa

Muita gente não sabe, mas o horário de uma festa conta bastante na hora de pensar no vestido de convidada. Embora a maior parte das celebrações de 15 anos seja noturna, algumas meninas podem optar por começar e terminar mais cedo.

Por isso fique atenta, já que os vestidos para celebrações diurnas devem ser mais leves, esvoaçantes e sem muito brilho. É possível também contar com modelos estampados, principalmente para aquelas comemorações ao ar livre, como no campo ou na praia. Nesses últimos, lembre-se de cuidar do comprimento do vestido, que pode ser um pouco mais curto (na altura dos joelhos, por exemplo).

  • Conheça o seu corpo

Como encontrar um vestido de festa perfeito? Conhecendo o seu corpo e sabendo o que você deve valorizar. Veja algumas ideias:

  • Triângulo invertido: caracterizado por ombros e costas maiores que a cintura e o quadril. Invista em vestidos com alças mais largas e decote em V e transpassado. Use volume no quadril para equilibrar o corpo, como babados, bordados e drapeados. Evite: decote canoa, frente única, tomara-que-caia ou estruturados com ombreiras e mangas balonê.
  • Retângulo: cintura, ombros e quadris quase que com as mesmas medidas. Evite vestidos de cortes retos e com modelagens mais amplas. Tente criar volume na região do busto e invista em modelos transpassados, além de pregas e drapeados laterais. Cintos, listras horizontais, vestidos tubinhos e trapézio valorizam esse tipo.
  • Pera: ombros e cintura mais estreitos em relação ao quadril. Aposte em decotes ousados e profundos. Os vestidos modelo império ajudam a balancear o corpo, assim como os frente única e tomara-que-caia. Evite cintos chamativos e dê preferência aos modelos transpassados e a cores escuras para a parte debaixo.
  • Oval: cintura maior que o quadril e os ombros. Invista em vestidos de alças largas e que não sejam rentes ao corpo. Tons escuros e listras verticais são aliadas. Evite estampas exageradas e cores claras e busque chamar a atenção para a parte superior, com decotes e drapeados.
  • Ampulheta: quadril e ombros com a mesma medida e a cintura estreita. Aposte no decote em V e peças de modelagem mais justa. O ideal é o comprimento acima do joelho. Os longos ficam melhor com os modelos com fendas, alcinhas ou frente única. Evite detalhes nos quadris e seios e cintos grandes.

Com essas dicas, ficou mais fácil encontrar o vestido de convidada certo para a festa de quinze anos? Siga as nossas redes sociais e receba sempre dicas bacanas como essa!